terça-feira, 16 de agosto de 2011

Carta a Presidente Dilma

 Presidente Dilma: "pongase los pantalones"


Cara Presidente Dilma,

    me desculpe pela expressão machista do título, mas me pareceu a mais apropriada para titular o apelo deste simples cidadão brasileiro.   
    A expressão em espanhol  "pongase los pantalones" quer dizer vista as calças. Me criei ouvindo isso na fronteira e servia para descrever uma atitude de coragem e decisão.   
    Não fui seu eleitor. Não fui eleitor de ninguém. Há algum tempo desisti de dar a minha contribuição "cívica" que acabava sempre elegendo pessoas sem caracter, desonestos e mentirosos como temos visto nos últimos tempo no Brasil.  
     Desde que me tenho por gente, não conheço um presidente que tenha cumprido promessas e tenha combatido de frente os descalabros e os achaques aos cofres públicos.    
    Como a senhora, lutei contra a ditadura. Arrisquei a minha vida e a da minha família. Lutava, como a senhora, por uma sociedade mais igualitária e livre.   
    Aos poucos fui me afastando das ideologias totalitárias e percebendo que lutar contra o autoritarismo, contra a ditadura, não tinha nada a ver com ser comunista ou de esquerda.   
    Lutava por instinto de sobrevivência. Sobrevivência da liberdade, das idéias, enfim, da vida! A Senhora foi mais longe, Presidente Dilma. A Senhora foi corajosa ao ponto de enfrentar um regime odioso, terrorista, torturador não só com idéias, mas também com armas.
    Louvo sua coragem!
    Os tempos passaram e conseguimos a tão cara democracia. Sei...sei, não a que queríamos, mas a que pudemos ter. Saimos das mãos dos militares truculentos e vendilhões para a tutela de políticos hábeis e ardilosos que atentam o tempo todo contra a nossa inteligência e o nosso bolso. 

    São ladrões Presidente! São ladrões do nosso dinheiro, da nossa força de trabalho, do futuro dos nossos filhos e netos.

    Como a Senhora, Presidente Dilma, eu também sou avô agora. Tenho uma netinha de um ano e 4 meses. A Luisa. Virar avô nesta idade me transformou. Fez renascer em mim vários sentimentos de afetividade que andavam adormecidos. Com eles vieram também as preocupações. Preocupação com o futuro dos meus filhos, da Luisa, e dos netos que virão.
    Então percebi que estava de novo "na lida". Na lida de combater um regime que nega futuro para os nosso filhos e netos. Um regime corrupto que permite gerações inteiras de filhos de ovo. Crianças que já nascem na criminalide sem pai, sem mãe, sem futuro!
    E no momento que cerro fileiras para o novo combate me lembrei da Senhora. A Senhora é a primeira mulher a ser presidente deste imenso país. Sempre esteve na roda da história, fez história, viveu e participou de momentos cruciais da vida política brasileira.
    Jovem, foi presa, torturada e afastada do convívio dos seus familiares e amigos. Pagou um preço altíssimo na defesa da liberdade e de uma vida melhor para as pessoas.
    Hoje a Senhora é Presidente e, de novo, está girando a roda da história. Está tendo neste momento da história política brasileira a oportunidade única de transformar este país. Tem ferramentas e armas que não teve na sua juventude, e mesmo assim se lançou com todas as forças à luta. 
    Sempre foi uma mulher corajosa. Há pouco tempo enfrentou outro inimigo poderoso, o câncer. Derrotou-o! 

    Agora o cavalo está passando encilhado Presidente Dilma! A chance única de transformar esse país está nas suas mãos. Não capitule na mão dos corruptos, denuncie-os, prenda-os, tire-os da vida nacional. Extirpe a corrupção e se torne a primeira grande presidente do Brasil.

   Como a Senhora mesmo disse certa vez: 

"Quando as mulheres transformam a sua história, o Brasil inteiro se transforma com elas".
Do seu  esperançoso amigo
Sergio Rubim (O Canga)


Maria Fatima Rosa
Muy buena la carta Canga! Felicitaciones por la nieta. Soy admiradora de Dilma y me emocionè mucho con su discurso cuando asumiò. En mi perfil estan las fotos que saque de la TV. Comparto la mayorìa de tus comentarios, lo que no comparto pero si lo respeto es que no votes. No votar para mi es una forma de hacer polìtica: Abstenerse de participar en una elecciòn y dejar que elijan otros.
En las elecciones municipales votè en blanco como protesta por las malas gestiones de los ùltimos intendentes del FA y porque me impusierieron una candidata que nadie conocia por un simple arreglo polìtico.
Veo que ademàs de ser un luchador social seguis siendo un romàntico: SOS ANARQUISTA. Ja ja.
Cariños de otra abuela que quiere un mundo mejor para sus nietas:
Un mundo mas justo, sin exclusiones sociales, polìticas y raciales , sin explotacion, sin hambre, con desarrollo de un medio ambiente sustentable, sin usinas nucleares y FUERA DE MI PAIS LAS EMPRESAS FORESTADORAS Y ARATIRI.


Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Carta a Presidente Dilma": Canga,
Subscrevo e aplaudo tua carta. Espero que alguém do PT a entregue à destinatária.
Falas pelo Brasil.
Saudações,
Pero Vaz de Caminha.

JFC deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Carta a Presidente Dilma": Muito bem escrito.
Não se pode chegar onde a Senhora Dilma chegou em compromissos ... Mas o pior é que ninguém se pode manter onde a Senhora Dilma está sem esses compromissos.
O poder (e o drama) é isso mesmo: equilibrismo, compromissos e tudo temperado com muito jacobinismo. O resto!? Bem; o resto é pago sempre pelos mesmos, sejam estes os sofredores ou os sonhadores.
JFC

Everton deixou um novo comentário sobre a sua postagem "
Carta a Presidente Dilma": Caríssimo Canga, compreendo bem o que queres dizer, mas isto me lembrou aquela famosa frase do JÔ Soares: "E eu acreditei..."
Everton
 
 Cyr Perez Canga, me emocionó tu artículo. Aparte de estar muy bien escrito, me sentí tocada al ver mis propios ideales y esperanzas escritos por otra persona. Sin embargo, igual que Marifa discrepo del no-voto y ya que estamos, del voto en blanco también. La democracia necesita participación. Muchas veces uno no encuentra el foro donde expresarse, pero ante la urna hay que hablar. Elegir al mejorcito, al menos malo, u ojalá al candidato de nuestros amores. Pero ejercer ese derecho y responsabilidad. Yo también arrastro mi desencanto parcial sobre el FA que voté y que gobierna mi país, pero cuando llegue el momento, volveré a considerar las posibilidades y volveré a votar. Será que todavía me duele tanto no haber podido votar ni elegir en el Uruguay de la dictadura. Que nunca más alguien decida por mi!
Carlos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "
Carta a Presidente Dilma": Desculpa a crueza, Canga, mas como diz o manezinho: mofas com a pomba na balaia! Ou como diria o Barão de Itararé: de onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada!
 
Milton Ostetto
deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Carta a Presidente Dilma": tu é foda
 
Augusto J. Hoffmann deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Carta a Presidente Dilma": Prezado Rubim,
Entre a nossa utopia e o desejo de um céu de esperança prá esses como dos seus colos e o confronto com os simbiontes do poder, temamos a têmpera das sua facas. Não é fácil. Quando contabilizamos uma vitória na trincheira, eles já se recompuseram, travestidos de bons moços, como aliados nessa guerra. Mero engano, mimetizados em cores e cheiros, os mais diversos, só prá para se sentarem ao lado de novo rei.

A esperança é a última a suspirar mas não nos enganemos com a retórica de alguns e o talento da representação de outros. Nesse meio, os últimos filantropos, homens de bem com determinação, saboreiam o vai-e-vem das suas cadeiras de balanço. E os novos, contamos nos dedos das mãos, os probos.
 
 Lili deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Carta a Presidente Dilma": Muito Bom Sérgio! Parabéns. Desejo imensamente que a Presidenta tenha a oportunidade de ler seu texto e realizar seu pedido/desejo/sonho.
Lili

Nenhum comentário:

Postar um comentário