sábado, 18 de abril de 2009

O retorno de mamãe


Pois não é que a minha mãe voltou a Florianópolis para me visitar? Depois de quebrar o tornozelo, ir para Blumenau, retornou hoje para me convocar a levá-la para Quaraí. Bem, 87 anos, longe de casa há 30 dias, bateu a saudades. Fizemos um churra dos bons, paleta de ovelha, vazio e entrecot, regado a vinho Antiguas Estâncias, um bom Cabernet Sauvignon de Canelones, Uruguay.
Conversa vem conversa vai a mãe lembrou de acontecimentos de 1969 quando estivemos em Atlântida, balneário à 50 km de Montevidéu, onde morava a tia Hercília irmã do pai. A tia era casada com o fantástico fotógrafo Alberto Balardini. Italiano, bom de vinho, me chamava de Canguita.
- Mi sobrino, macho! Dizia.
Foi uma das tantas vezes que o pai "sentou praça", metáfora que usava toda a vez que era preso depois do golpe de primeiro de abril de 1964.Eu, a minha irmazinha Carmem Maria, o pai Waldemar Rubim, a mãe Noé, irmã Wilma e o mano Marco Aurélio em frente ao cassino de Carrasco em Montevidéu.

Fomos a Atlântida visitar o "engenheiro Leonel". O Briza!
O pai, presidente do PTB em Quaraí no periodo do golpe era muito ligado ao "engenheiro".
Passeamos por Montevidéu e foram dias maravilhosos. Eu tinha 13 anos.
Quando voltamos para casa, passamos a fronteira, chegamos a Quaraí e, ainda descarregando a bagagem, chegou uma "pata choca", caminhote Dodge do exército. O pai estava sendo convidado, mais uma vez, a ir ao quartel dar explicações sobre a visita que fez a Brizola em Atlântida. O pai "sentava praça" pela terceira vez.
Sorte do pai que o comandante do 50 Regimento de Cavalaria era o coronel Edson Boscaci Guedes casado com a Dna. Neuza Guerra, de família de Quaraí, que aprendeu a dirigir com o pai. O guarda Rubim tinha regalia.
Mesmo assim todas as nossas fotos com o Brizola, com o Jango, com o senador Rui Ramos, com o Guido Mondim e outros políticos que iam buscar votos no "começo do mundo" foram confiscada e
até hoje não sabemos onde foram parar.
Bem...foi uma bela tarde. Agora está sendo uma bela noite!

Um comentário:

  1. Pela foto vê-se que a inclinação pelo jogo vem desde guri...

    Saúde à família!

    ResponderExcluir