quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Leitor aproveita gancho do Baineu e mete o pau no trânsito da Capital

Taí, gostei!

Que tal juntarmos seu know-how em transportes e a minha de revolucionar o meio para criarmos uma frota de "baineus"?

Ao tempo em que (e já se vão mais de 30 anos) que nada é ou foi investido em transporte coletivo na cidade - hoje temos o PIOR sistema de transportes das 3 capitais do sul, por conta da falta completa de políticas voltadas para o setor; pois enquanto priorizaram nesse período abertura de ruas, avenidas, asfaltamento, viadutos, etc; tivessem aplicado parte de tudo o que foi gasto fora as propinas, no desenvolvimento de um projeto voltado para as nossas reais necessidades de locomoção, teríamos com certeza muito menos problemas de trânsito do que temos nos dias de hoje.

Sempre foi dito que o transporte integrado nos moldes do que vemos hoje em cidades como Curitiba não dariam certo em Florianópolis por conta e culpa de nossa geografia, na verdade só passou de balela e papo para quem de alguma forma quis se aproveitar da situação.

Posso dar como testemunho, para não irmos tão longe, da experiência bem sucedida de Blumenau (que tem geografia bastante parecida com a nossa, com muitos morros, ruas estreitas, etc.), onde tudo o que hoje há em matéria de transporte integrado, foi sendo implementado aos poucos, de acordo com as necessidades e usos da população. Blumenau hoje tem cerca da metade da população da Capital, conta com 6 terminais perfeitamente interligados entre sí e com os bairros que os circundam. E já há estudos em andamento para a construção de mais 2 terminais! Em todas as cidades onde foi pensado e aplicado esse tipo de transporte, foi assim, aos poucos.

Florianópolis, ao contrário, não! Foi tudo feito de uma vez só, megalomaníaco, sem nenhum tipo de estudo mais aprofundado, de origem e destino, com terminais construídos em locais inapropriados, etc.

Para encurtar: Porto Alegre tem um orgão com "status" de secretaria em que tudo relacionado ao trânsito (ônibus, taxis, o trânsito em sí, semáforos, etc) é tratado por ela. Chama-se EPTC - Empresa PÚBLICA de Transporte e Circulação.

Curitiba também tem algo parecido. Chama-se URBS - Urbanização de Curitiba.
Blumenau ídem com a sua SETERB - Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau.
Florianópolis tem o que mesmo? IPUF? SMTT? Deve ser algo parecido com Secretaria Municipal do Cabo de Guerra... cada um puxando para um lado e a cidade, óh...
Em tempo: antes que saiam me criticando, sou manezinho da Carmela Dutra e lamento e muito tudo o que já fizeram contra a nossa cidade. Não merecemos!
Sandro Rohden 


Diego Wendhausen Passos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Leitor aproveita gancho do Baineu e mete o pau no ...": Também sou nascido na Carmela Dutra e sofro com esse transporte deficiente de nossa cidade, completamente (DES)integrado, a começar pelas tarifas. Nosso sistema vai completamente na contramão da inteligência, é completamente às avessas do que deveria ser. Duas passagens, não integra com as linhas executivas, que também funcionam no cartão, além de não haver uma integração com as linhas de ônibus dos municípios da região, como São José, Palhoça, Biguaçu, São Pedro de Alcântara e Governador Celso Ramos. Na minha opinião, muita coisa, ou quase tudo, deve ser revisto, mas falta vontade dos políticos e empresários (IR)responsáveis pelo (DES)serviço de transporte. 

Um comentário:

  1. Também sou nascido na Carmela Dutra e sofro com esse transporte deficiente de nossa cidade, completamente (DES)integrado, a começar pelas tarifas. Nosso sistema vai completamente na contramão da inteligência, é completamente às avessas do que deveria ser. Duas passagens, não integra com as linhas executivas, que também funcionam no cartão, além de não haver uma integração com as linhas de ônibus dos municípios da região, como São José, Palhoça, Biguaçu, São Pedro de Alcântara e Governador Celso Ramos. Na minha opinião, muita coisa, ou quase tudo, deve ser revisto, mas falta vontade dos políticos e empresários (IR)responsáveis pelo (DES)serviço de transporte.

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