terça-feira, 25 de maio de 2010

Resgatando a história

Recebi do amigo Antonio Pichetti:

EPISÓDIO DA CASSAÇÃO DE PAULO STUART WRIGTH

Agradecido, cumprimento o bravo jornalista Sérgio Rubin pela referência feita ao meu nome (em post anterior) quando comentava o episódio da cassação do ex Deputado Paulo Wrigth.
O episódio ocorrido em 1964 envergonha o parlamento catarinense. Com efeito, os deputados de então, premidos pelas circunstâncias de imposição de parte do então 5º Distrito Naval sediado em Florianópolis, e pela S.S.P./SC, cassaram às pressas o mandato do Paulo Wrigth, sem dar-lhe o direito de defesa.
Na ocasião a esquerda, donde saíram o PT, o PMDB, o PSDB e outros, a quem incumbia a defesa do Paulo, estranhamente fez uma declaração de voto do porque o cassava.
Recordo como se fora o dia de hoje que, por três vezes, e de forma corajosa e arrojada, defendi o colega, com a oposição de toda a Casa, à exceção do então Deputado Genir Destri. Este último, assim como eu, mais o Paulo, o Pedrini e o Ziguelli, somos filhos do Oeste, do antigo Cruzeiro, hoje Joaçaba, sendo que eu sou natural de Concórdia e o Destri de Ponte Serrada, mas fez sua vida política e profissional em Chapecó, e eu no extremo Oeste, com base em São Miguel d’Oeste/SC, onde advoguei desde 1959, além de atuar na política.
Lembro de uma fato curioso na oportunidade, quando um deputado, me aparteando, disse-me que eu estava solitário naquela função ingrata de defender um comunista, e que eu mais me assemelhava a Dom Quixote (o cavaleiro solitário), a que lhe respondi: "- Já que o colega trazia à baila a literatura espanhola citando o grande Cervantes, se eu fosse um Dom Quixote, ele por sua vez, com sua imensa barriga (o colega era nutridíssimo) tinha tudo para ser o meu Sancho Pança."
O episódio serviu para, momentaneamente, descontrair o ambiente, causando risos, mas não evitou aquela votação covarde e repugnante, que culminou com a cassação do Paulo.
Mais uma vez, meu caro Sérgio, agradeço-lhe por lembrar meu nome e o episódio, porquanto a própria A.L.E. e a família do Paulo, quando da homenagem a este prestada, não lembraram de minha atuação, e não me convidaram para nada, embora aquela minha atitude arrojada tenha marcado o meu destino político de forma tal que, praticamente foi a causa do encerramento precoce de minha carreira política. No entanto, em nada me arrependo, pois procedi como homem.
Um grande abraço.
ANTONIO PICHETTI

SANTOS, Izidoro Azevedo dos ... deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Resgatando a história": É assim mesmo Pichetti: nos momentos difíceis, principalmente quando necessário "encarar" o sistema, embora presentes muitos humanos, poucos se revelam verdadeiros homens.
Confrontar-se com os donos do poder é coisa para poucos corajosos, homens e mulheres, é claro.
Como virtude (...) a coragem supõe sempre uma forma de desinteresse, de altruísmo ou de generosidade (...)- ANDRÉ COMTE SPONVILLE - Pequeno Tratado das Grandes Virtudes

Comentário: Nome correto deste bravo filho de evangêlicos norte-americanos que se instalaram em Santa Catarina no início do século 20:
PAULO STUART WRIGHT
Cordialmente,
Billy Culleton

3 comentários:

  1. Nome correto deste bravo filho de evangêlicos norte-americanos que se instalaram em Santa Catarina no início do século 20:
    PAULO STUART WRIGHT
    Cordialmente,
    Billy Culleton

    ResponderExcluir
  2. SANTOS, Izidoro Azevedo dos ...25 maio, 2010 11:12

    É assim mesmo Pichetti: nos momentos difíceis, principalmente quando necessário "encarar" o sistema, embora presentes muitos humanos, poucos se revelam verdadeiros homens.
    Confrontar-se com os donos do poder é coisa para poucos corajosos, homens e mulheres, é claro.
    Como virtude (...) a coragem supõe sempre uma forma de desinteresse, de altruísmo ou de generosidade (...)- ANDRÉ COMTE SPONVILLE - Pequeno Tratado das Grandes Virtudes

    ResponderExcluir
  3. Andre Comtè Sponville não fica bem em qualquer bafo que se lhe empresta a autoridade de não negar Deus inobstante sua respeitada auotidade científica. Josef Squiph

    ResponderExcluir