sábado, 28 de novembro de 2009

Grampos da PF ligam genro de Lula a uma ‘quadrilha’

Marlene Bérgamo/Folha

Chama-se Marcelo Sato o genro de Lula. É marido de Lurian (foto), a filha mais velha do presidente.

Grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal com ordem judicial captaram diálogos de Sato com o empresário João Quimio Nojiri.

O interlocutor do primeiro-genro foi preso pela PF em 21 de maio de 2008. É acusado de integrar uma quadrilha que operava em Santa Catarina e São Paulo.

Deve-se a informação ao repórter Gustavo Ribeiro. Ele teve acesso a relatórios e transcrições das escutas da PF. Levou os dados às páginas de Veja.

A voz do marido de Lurian soou na Operação Influenza. Envolve a apuração de crimes como lavagem de dinheiro, fraudes cambiais e tráfico de influência.

Os grampos revelam que Marcelo Sato recebeu do empresário Nojiri a mixaria de R$ 10 mil. Dinheiro que deveria repassar à mulher, Lurian.

Segundo a PF, o primeiro-genro atuou como lobista da quadrilha. Acompanharia processos em órgãos federais. Agendaria encontros com autoridades.

Num dos diálogos captados pela PF, o empresário Nojiri conversa com um amigo identificado nos relatórios policiais como Guilherme.

Fala de uma “necessidade” financeira da filha de Lula. Informa que vai "resolver a questão dela". Eis um trecho da conversa:

- Noriji: Eu precisava do rádio, do ID do rádio da Lurian.

- Guilherme: Eu não tenho.

- Noriji: Achei que você tinha o radio dela.

- Guilherme: Não, não tenho.

- Noriji: E como você fala com ela?

- Guilherme: MSN.

- Noriji: Tá bom, então. Eu estou conversando com ela por e-mail. Diz a ela que eu estou resolvendo a questão dela, de uma necessidade, até sexta feira. Para ela dar uma consultada na conta do marido [Marcelo Sato].

- Guilherme: Tem certeza que tem que ser na conta dele? Porque ele não vai dizer a ela que entrou e ele não autoriza a ficar checando conta...

Uma hora e trinta e cinco minutos depois dessa ligação, Nojiri conversa com sua secretária. Ordena que faça dois depósitos de R$ 5 mil na conta do genro de Lula:

- Noriji: Josi, aquele depósito. A Sacha te falou que tinha que fazer?

- Secretária: Depósito do Village?

- Noriji: Não, o outro. Do Marcelo [Sato].

- Secretária: Tá aguardando um ok do senhor, se é pra fazer na conta dele ou na conta da esposa.

- Noriji: Faz na conta dele mesmo. Dois depósitos de cinco, tá bom?.

- Secretária: Tá ótimo então. Vou falar pra fazer na conta dele.

Decorridos mais vinte minutos, Nojiri toca o telefone para Marcelo Sato. Tratam-se de maneira afetuosa:

- Nojiri: Oi, querido.

- Marcelo Sato: Fala, querido. Tudo bem?

- Noriji: Eu estou fazendo um negócio pra você, tá? Tô sabendo que você tá precisando. Conta com isso.

- Sato: Tá. Bom, a gente conversa direitinho...

Leia amatéria completa no blog do Josias. Beba na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário